Finlândia pode cair no PISA, e dai?

A Finlândia continua sendo uma das mais bem colocadas no PISA. Mas oscilou para menos nas últimas avaliações. Para a mentalidade contaminada com a ideia de que ir bem no PISA e sinônimo de boa educação, isso é um sacrilégio. Mas, não para os finlandeses.

Está no Brasil a gestora da educação de Helsinque. Hoje a Folha publica uma rápida entrevista com ela. Sobre a relação da Finlândia com o PISA pode-se ler o seguinte:

“Em um documento do governo sobre a reforma curricular (iniciada em 2016), no formato de “perguntas e respostas”, questionava-se se o país poderia perder posições [no PISA] após as mudanças. A resposta foi: “Talvez, e daí?”

Eis a resposta de países que soberanamente ainda decidem sobre os rumos de sua educação, sem subordinar-se a organismos internacionais. Mas, para isso, é preciso, antes, criar verdadeiros especialistas em educação que, no governo, tenham espinha dorsal para isso. Dentro de um governo subalterno, então, é missão impossível…

De fato, é a resposta correta: e daí se o PISA da Finlândia cair?

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Mendonça no Ministério, Pisa, Responsabilização/accountability e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Finlândia pode cair no PISA, e dai?

  1. Pingback: Finlândia pode cair no PISA, e dai? – Germinal

  2. Cecilia Goulart disse:

    Olá, Luiz Carlos, acho que você vai gostar de ler o livro “Por que os países ricos estão mais ricos e os países pobres continuam pobres, do economista norueguês Erik Reinert, editora Contraponto. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s