MEC: carta de Ministro deve ser lida e filmada em escolas

Inacreditável. Hoje à tarde o Ministro da Educação divulgou carta de sua autoria juntamente com instruções para que ela seja lida nas escolas no primeiro dia de aula. Além disso, enviou instruções para que a leitura seja feita com os alunos perfilados ante a bandeira, cantando o hino nacional. Trechos da atividade devem ser filmados e enviados à Secretaria de Comunicação do governo com identificação da escola. Eis o email com as instruções:

“Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional.

Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola (nome, cidade, número de alunos, de professores e de funcionários) para os seguintes endereços eletrônicos:

Email 1
Email 2

Eis a carta do Ministro:

Ministro

A carta diz:

Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Militarização de escolas, Velez no Ministério e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para MEC: carta de Ministro deve ser lida e filmada em escolas

  1. Cecilia Goulart disse:

    Inacreditável. Insustentável. Deplorável!

  2. Agnes Cruz de Souza disse:

    Insano!

  3. João Silva disse:

    O mais trágico é o trecho “todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver)”. Já que o “patriotismo” está em alta neste governo, mandem pelo menos bandeiras decentes para as escola…. Surreal!

  4. João Silva disse:

    Reitficando, *escolas

  5. Carlos Bifi disse:

    Eu não vejo problemas em cantar o hino nas escolas, repartições públicas, em quadras esportivas, em assobios pelas ruas! Enfim, não vejo problemas SE O PAÍS E GOVERNO DESSE MOTIVOS SAUDÁVEIS PARA ISSO! Assim, estes cantos patriotas viriam de coração e não POR IMPOSIÇÃO!
    Cada lambança que nem da para acreditar!

  6. Aurea disse:

    Olá,
    O que me intriga nessa notícia é a data em que a carta veio a público pois o ano letivo (que tem que ter 200 dias) já começou faz tempo. Não teria como ser a orientação para um primeiro dia de aula. A carta vazou e parece que já tinha prazo de validade vencido. Mais um factoide pra desviar a atenção do que interessa, que é a “reforma” da previdência?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s