Filosofia e Sociologia obrigatórias: gol de Romário?

Quem pensava que Romário estava aposentado, enganou-se. Ele acaba de articular o que pode ser um grande gol do senador no Congresso, com um Projeto de Lei que pretende tornar a Filosofia e a Sociologia obrigatórias no ensino médio. Ocorre que com a reforma do ensino médio, do governo Michel Temer, o ensino dessas disciplinas deixou de ser obrigatório e passou a ser optativo no ensino médio. Os educadores e as entidades educacionais precisam apoiar a iniciativa.

Segundo a Agência Senado:

“A sugestão partiu do professor Ricardo Reiter, do Rio Grande do Sul. Ele argumenta que a filosofia e a sociologia são fundamentais na formação humana de indivíduos politizados, autônomos e capazes de exercer a cidadania com consciência. Acrescenta, ainda que, a partir da filosofia, o aluno desenvolve o pensamento crítico e que a sociologia, por sua vez, o ajuda a compreender o que é a cidadania.”

Em função disso, Romário irá transformar o que era uma sugestão apoiara por 140 mil pessoas  em um projeto de lei a ser tramitado:

 “O ensino de filosofia e sociologia poderá voltar a ser obrigatório no nível médio. O senador Romário (Pode-RJ) anunciou, na semana passada, que acatou uma sugestão popular com esse pedido. A sugestão (SUG 20/2018) vai se tornar um projeto e será analisada pelas comissões do Senado. Conforme informou Romário, o pedido alcançou o apoio de quase 140 mil cidadãos no portal e-Cidadania, até o mês passado. Para que uma sugestão popular seja analisada, o mínimo exigido é de 20 mil apoios.

O senador disse considerar que se trata de uma iniciativa pertinente. Ele destaca que a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) estabelecem de maneira explícita que a educação tem três finalidades: o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Daí a importância do ensino da filosofia e da sociologia para o desenvolvimento do senso crítico do estudante.

— As disciplinas são base para o pensamento crítico e para a formação cidadã do aluno — afirmou o senador.”

Se a matéria se tornar lei, o ensino voltará a ser obrigatório juntamente com as disciplinas tradicionais, como português e matemática.”

Agência Senado (Reprodução autorizada): leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Filosofia e Sociologia obrigatórias: gol de Romário?

  1. Douglas Sanches disse:

    Somente através da educação é que se pode emancipar o indivíduo e transformar a sociedade. O plano de estagnação e manutenção de privilégios precisa ceifar as possibilidades de uma pessoa desenvolver um pensamento crítico, parabéns à todos que lutam contra essa regra perversa…Iniciativas como está, do senador Romário, ainda nos dão um fio de esperança neste contexto político nacional. Obrigado

  2. Que esse projeto possa ser aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo excelentíssimo presidente Jair Bolsanaro.

  3. Paulo Fernandes disse:

    Ainda há salvação!
    Eu estava achando que ninguém mais se preocupava com a real formação de um indivíduo!

    Há esperança…

  4. Thiago disse:

    Posso estar enganado, mas não me lembro do senador Romário levantando uma pauta nesse sentido durante a discussão da reforma do ensino médio. Pode ser que depois do “chega pra lá” que levou das urnas ele tenha repensado sua atuação e queira colocar em pauta projetos de interesse popular. Sorte a dele que o mandato no Senado é de 8 anos. E sorte a nossa que existe a democracia representativa por voto direto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s