“PISA – S” é lançado no Brasil

Vem aí mais pressão sobre escolas, professores e estudantes. No dia 13 de junho passado, em evento coordenado pela Cesgranrio, foi lançado no Brasil o PISA Schools da OCDE. Segundo o site de lançamento:

“O PISA-S é uma avaliação voluntária, que apoia os esforços de melhoria da escola participante com base nas matrizes e escalas do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) da OCDE. Os itens dos testes são desenvolvidos e calibrados de acordo com as escalas internacionais e estudos que apoiam o rigor e a validade dos resultados do PISA Mundial.

Desenhado para oferecer às escolas participantes informações e análises, acerca das competências e habilidades dos estudantes de 15 anos, aplica questionários que coletam dados socioeconômicos e informações sobre o ambiente de aprendizagem, o engajamento dos alunos, seus interesses e atitudes em leitura, matemática e ciências.

Cada escola participante do PISA-S recebe um relatório detalhado, com evidências sólidas acerca dos fatores que afetam o seu desempenho e com indicações de como promover a melhoria da aprendizagem para todos os estudantes. Os relatórios individuais de cada escola são de domínio da escola ou rede de ensino, e não é permitido divulgar os resultados obtidos sem autorização expressa dos gestores escolares. A partir de 2019, o PISA-S será oferecido por meio de plataforma da OCDE e todas as provas serão on-line.

O PISA-S contribui para o desenvolvimento de uma avaliação dos conhecimentos, competências e habilidades que são relevantes, no mundo atual, e incentiva experiências inovadoras de aprendizagem na solução colaborativa de problemas, desenvolvimento da criatividade, autonomia e do pensamento crítico dos estudantes.”

Veja os objetivos do exame aqui.

Veja aqui também na Fundação Lemann.

A rede estadual de São Paulo já embarcou no programa. Trezentas escolas vão participar. Segundo seu Secretário de Educação:

“Não temos expectativa nem para uma nota acima nem abaixo da brasileira, mas sim aprender a usar o resultado. Vamos participar para fazer uma apreciação e ter uma referência efetiva de onde estamos”, disse Rossieli.

Leia mais aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Doria no Estado de SP, Links para pesquisas, Meritocracia, Pisa, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para “PISA – S” é lançado no Brasil

  1. Pingback: Educação pelo Brasil, edição 244 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s