FUNDEB em debate

A Jeduca realiza na próxima segunda-feira (26/8), em Brasília (DF), o seminário “Fundeb em debate – Propostas e perspectivas”. O evento, voltado para jornalistas e demais interessados, reúne quatro especialistas para debater os principais pontos das propostas atualmente em discussão, tendo em vista a renovação do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O seminário será no UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), das 14h às 16h.

Participam do debate Caio Callegari (Todos pela Educação), José Marcelino Pinto (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Mariza Abreu (consultora da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos pela a Educação, a Ciência e a Cultura) e Sylvia Gouveia (FNDE/MEC – Fundo de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação).

O seminário conta com parceria do UniCEUB e da OEI.

Haverá transmissão ao vivo.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais. Bookmark o link permanente.

2 respostas para FUNDEB em debate

  1. Anízio Bragança Júnior disse:

    MG: Seminário marca lançamento do programa Gestão pela Aprendizagem –
    Voltado para os superintendentes e inspetores de todas as regiões do estado, o seminário marcou o lançamento do Programa Gestão Pela Aprendizagem, anunciado pelo governador Romeu Zema e pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. De acordo com a secretária Julia Sant’Anna, o foco é melhorar o desenvolvimento da aprendizagem em cada uma das unidades escolares e resgatar os bons índices educacionais de Minas Gerais. “Vamos promover, com o apoio e assessoria técnica desta parceria, o desenvolvimento desta metodologia muito cuidadosa com as especificidades de cada região do estado e o acompanhamento sistemático de gestão junto às nossas escolas e aos nossos inspetores escolares. Diante disso, temos certeza de que vamos conseguir a melhoria da aprendizagem de nossos alunos e temos conforto para estabelecer metas que conseguiremos alcançar”, afirmou a secretária. De acordo com Julia, o objetivo é sair de um Ideb de 3,59 (índice de 2017) para 4,28 em 2021 no ensino médio da rede estadual. Para 2019, a meta é alcançar 3,88 no indicador. A programação do seminário também contou com o painel “Experiências de Gestão Escolar”, em que educadores do Espírito Santo e do Ceará – estados que se destacaram nacionalmente em índices educacionais – apresentaram modelos de sucesso baseados na mesma metodologia.
    http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10476-seminario-reune-cerca-de-600-servidores-da-rede-estadual-de-ensino-e-marca-lancamento-do-programa-gestao-pela-aprendizagem

  2. Anízio Bragança Júnior disse:

    Governo de Minas anuncia Programa Gestão pela Aprendizagem –
    O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, lançaram nesta quarta-feira (7/8), no auditório JK, na Cidade Administrativa, o Programa Gestão pela Aprendizagem, conjunto de ações que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para recolocar Minas Gerais em posição de destaque na qualidade do ensino público.
    Para melhorar a aprendizagem e a permanência dos estudantes no ensino médio, a Secretaria de Estado de Educação contará com a colaboração técnica do Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro, que, há mais de uma década de atuação, tem resultados expressivos. Entre as quatro melhores posições do Ideb 2017, três estados são parceiros do Jovem de Futuro, que está presente no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Espírito Santo, atendendo a aproximadamente 520 mil jovens do ensino médio. “Estamos iniciando um processo que busca profundas mudanças na educação mineira, que tem como foco garantir acesso e permanência dos alunos na escola, fazendo com que aprendam mais e melhor”, explica a secretária de Educação, Julia Sant’Anna. Ações articuladas. O lançamento do Programa Gestão pela Aprendizagem é a culminância de diversas ações de apoio à melhoria da gestão escolar e dessa fundamental aproximação entre as diretrizes da secretaria e a operação em cada uma das unidades escolares. A adoção de um calendário escolar harmonizado para toda a rede de ensino foi um dos primeiros passos para a reestruturação, com foco na melhoria da aprendizagem. Com a ajuda dele está sendo possível ter um melhor planejamento e monitoramento das atividades no decorrer do ano letivo e das necessidades de cada estudante. Parceria com Jovem de Futuro. A iniciativa apoiada por essa metodologia inovadora oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio às metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais da Educação. A ação está sendo desenhada de forma a garantir aderência à realidade de cada escola, com apoio ao ciclo de gestão, desde planejamento até o acompanhamento dos resultados dos alunos. Neste primeiro momento, a metodologia será implantada em 1.296 escolas do ensino médio regular, que atendem a mais de 500 mil estudantes. Até 2022, o programa estará em toda a rede estadual de ensino médio, formada por 2.333 escolas. Neste ano, serão formados 440 inspetores escolares, 1.296 diretores e 1.296 supervisores da rede pública estadual. As equipes gestoras e técnicas das Superintendências Regionais de Ensino e da SEE também receberão formação. O acompanhamento e o apoio a cada uma das unidades escolares vão criar condições para que haja evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio. A partir das ações a serem adotadas é possível estabelecer metas para cada escola, considerando a sua realidade e todas as suas dificuldades; com isso estimando também uma meta para o ensino médio da rede estadual como um todo. O objetivo é sair de um Ideb de 3,59 (índice de 2017) para 4,28 em 2021, no ensino médio da rede estadual. Já neste ano de 2019 a meta é alcançar 3,88 pontos no indicador.
    http://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10471-governo-de-minas-anuncia-programa-gestao-pela-aprendizagem?fbclid=IwAR1JEVaP12QEoo0CLs9O-UoiaXm62d2tgBa0JjFsdlCKaV3T00pwj85cn00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s