Eliel Moura examina a ONG “Ensina! Brasil” em tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF: “NEOLIBERALIZAÇÃO E REFORMA EDUCACIONAL: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país”.
RESUMO
“A presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no último quartel do século XX, que encerrou o que ficou conhecida como sua era de ouro. Partindo principalmente de Bob Jessop, Neil Brenner, Jamie Peck e Nik Theodore aponto para emersão, nesse período, de um tipo de racionalização ideológica dominante, aqui entendida como neoliberalização: uma reestruturação regulatória orientada pela lógica de mercado que busca disciplinar e comodificar práticas sociais, reorganizando instituições, sistemas e estruturas outrora não alcançadas diretamente pela dinâmica mercantil.
Como expressão deste fenômeno no campo educacional, abordo a chegada e primeiros esforços de consolidação no país do Ensina! Brasil, organização satélite da rede internacional Teach For All, conhecida por dar suporte a empreendedores sociais que desejam desenvolver seu modelo de reforma educacional, fundado, entre outros, na flexibilização do trabalho docente, formação rápida de professores, absorção dos princípios corporativos como norma de ação, e desenvolvimento de líderes. Com o intuito de compreender, essencialmente, de que maneira um programa de reforma educacional de matriz neoliberal, nascido originalmente na década de 1990, através da organização-mãe Teach For America, é incorporado à dinâmica local, me debruço preliminarmente nas origens deste desenho em seus aspectos ideacionais, ideológicos e prático-políticos. Em seguida mergulho tanto nas articulações para sua chegada quanto em seus primeiros passos na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2012.
Nesta análise busco acompanhar tanto os caminhos e estratégias de construção de sua imagem quanto as narrativas, instrumentos e recursos utilizados como legitimação de suas práticas. Sustentados pela ideia de mensuração de resultados, esta rede tem construído suas ações sob a premissa das políticas baseadas em evidências. A partir de um substancial conjunto de fontes documentais examino os argumentos, números e indicadores apresentados pelo Ensina! Brasil em sua parceria com a Secretaria Municipal de Educação – RJ para concluir que as alegadas credenciais de um serviço inconteste estiveram longe de ser concretizadas, mesmo quando tomadas em seus próprios termos.
Observei que a organização ignorou elementos metodológicos básicos e manipulou informações de pesquisas para reforçar seus pontos de vista. Defendo que, para além de um serviço comprovado, sua atuação esteve sustentada numa poderosa rede de apoio política e empresarial e na própria aderência de seu discurso, fruto de uma síntese criativa neoliberal exitosa, que uniu as ideias de excelência e justiça social para todos. Também aponto para interligações profundas entre a chegada da ONG, uma organização não lucrativa, e a expansão de fundos de capital de alto risco no segmento educacional, uma forma pura e especulativa de realização de lucros via educação básica brasileira.”
Baixe a tese aqui.
Muito boa!