Postado originalmente na UOL em 4/04/2012
A fraude é algo corriqueiro nos Estados Unidos onde tais políticas de responsabilização autoritárias se originaram. No Brasil, causa surpresa pois estas políticas estão apenas começando.
Pais e estudantes acusam escola mais bem avaliada de SP de fraude
Alunos da escola estadual com índice 9,3 – em escala de 0 a 10 – relatam que tiveram ajuda de professoras na prova
Marina Morena Costa, iG São Paulo | 02/04/2012 19:13 – Atualizada às 23:06
A nota da escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado no Idesp, índice de qualidade da rede de ensino paulista, impressiona: 9,3 em uma escala de 0 a 10. O desempenho da unidade localizada em um pequeno distrito de Sorocaba ultrapassa o dobro da média das turmas do 5º ano do ensino fundamental de São Paulo, 4,24. Uma simples visita à vizinhança, no entanto, foi suficiente para o iGdescobrir algo errado nessa conta. Quatro dos vinte e sete estudantes que fizeram o Saresp, prova de português e matemática que compõem o Idesp, relataram que tiveram ajuda dos professores durante a avaliação – docentes que têm o bônus condicionado ao Idesp da escola.
“Quando a resposta estava errada, a professora mostrava o erro. Às vezes ela dava a resposta, ou falava para a gente reler o texto com mais atenção”, relata H.L.S.S., de 10 anos, que se formou na escola no ano passado e fez parte da turma bem avaliada no Saresp. De acordo com o boletim da escola, todos os estudantes tiraram a nota máxima em matemática e 81% tiveram desempenho avançado em português.”
Continue lendo em: