O fracasso dos vouchers nos USA

Postado originalmente na Uol em 13/04/2011

Os vouchers estão retornando, mas porquê?

By Diane Ravitch

12 de abril de 2011

Os vouchers estão de volta nas notícias. Vários governadores conservadores estão a empurrá-los, e os membros republicanos do Congresso, em um confronto com o presidente Barack Obama, conseguiram restabelecer o financiamento do programa de vouchers para o Distrito de Columbia, que foi cortado pelo congresso anterior controlado pelos democratas. Em clima pós-colonial, a liderança da Casa insistia em reviver o financiamento para vales e eliminar o financiamento para abortos, embora o prefeito do Distrito se oponha a ambas decisões. Apenas alguns dias atrás, a legislatura de Indiana aprovou um programa de vouchers, aplaudidos pelo Gov. Mitch Daniels e Michelle Rhee.

(…)

Os últimos resultados dos testes do estado de Wisconsin revelaram que alunos de escolas públicas de Milwaukee tiveram pontuações superiores aos das escolas com voucher. Entre os estudantes de baixa renda, aqueles em escolas com voucher tiveram o mesmo rendimento que os estudantes de baixa renda das Escolas Públicas de Milwaukee. Algumas escolas com voucher foram melhor do que as escolas públicas de Milwaukee, mas a maioria não fez nem melhor, nem pior. Mas as escolas com voucher não têm tanto estudantes com necessidades especiais em comparação com as escolas públicas de Milwaukee. De acordo com dados do estado, apenas 1,5 por cento dos estudantes de educação especial estão nas vouchers, enquanto nas escolas públicas, o valor é de cerca de 19 por cento.

Continue lendo em (inglês):

http://blogs.edweek.org/edweek/Bridging-Differences/2011/04/vouchers_make_a_comeback_but_w.html

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Privatização, Responsabilização/accountability, Vouchers. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário