Alternativas para o gerencialismo

Postado originalmente na Uol em 13/05/2011

Ocorreu hoje na Faculdade de Educação da UNICAMP a defesa da Tese de Doutorado “Avaliação Institucional: estudo da implantação de uma política para a escola fundamental do município de Campinas (SP)”. A tese, elaborada por Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, tem a orientação da Profa. Dra. Mara Regina Lemes de Sordi.

A tese examina o processo de implementação de uma política pública de avaliação participativa que vem sendo construído desde 2003 na Rede Municipal da Campinas e que ganhou corpo a partir de 2007 quando foi assumida como uma política de governo pela Secretaria de Educação do Município.

Na contramão das políticas gerencialistas dos reformadores empresariais, a implementação foi uma construção coletiva de gestores, especialistas e professores da rede municipal que visou exercitar a escola em processos de avaliação interna permitindo a participação dos atores escolares no processo, incluindo professores, alunos, gestores, funcionários e pais.

O conceito articulador é o de qualidade negociada que combina o exercício de contra-regulação incentivando as escolas a apropriarem-se dos problemas, demandando tanto de si mesma como dos gestores do sistema.

Logo a Tese estará disponível na base de dados eletrônica da Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Responsabilização participativa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário