80% dos professores votam pelo fim do apostilamento

Oitenta por cento de 460 professores da rede municipal de ensino de Valinhos (que conta com 519 docentes) votaram pelo fim da utilização do sistema apostilado e o retorno dos livros didáticos fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Educação. A consulta aos docentes faz parte da proposta de implantação de uma gestão participativa na área da Educação do município, conforme plano de governo do prefeito Clayton Machado.

A votação foi realizada no último dia 15, sexta-feira, durante reunião com o secretário da Educação, Danilo Sorroce, diretores e especialistas da área, para elaboração do plano de metas da Educação para 2013 a 2016. Segundo o secretário, nada melhor do que os próprios professores, que utilizam as apostilas no dia-a-dia das salas de aula, para avaliarem se o sistema corresponde ou não às necessidades do ensino municipal. “A votação foi baseada em parâmetros técnicos que foram definidos pelos próprios professores”, explicou Sorroce.

Segundo o secretário da Educação, diante da posição dos professores da rede, o contrato com a empresa distribuidora das apostilas, a Editora Moderna, que venceu no último dia 17, não será renovado. “Isso representará uma economia aos cofres municipais, já que o Ministério da Educação fornece gratuitamente livros didáticos de ótima qualidade aos municípios”, disse Sorroce. O sistema foi introduzido na rede municipal em 2007 e nesses seis anos foram gastos com a compra das apostilas mais de R$ 9 milhões.

O secretário explicou que os recursos que deixarão de ser gastos com as apostilas serão aplicados em projetos que garantam maior eficiência ao sistema de educação do município, como cursos de capacitação para os profissionais da área e a inserção da rede municipal no contexto tecnológico.

Leia mais aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Privatização. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to 80% dos professores votam pelo fim do apostilamento

  1. Avatar de MARIA ESTELA SIGRIST BETINI MARIA ESTELA SIGRIST BETINI disse:

    A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES AGREGA QUALIDADE À EDUCAÇÃO, DESDE QUE SEJA ESTE O OBJETIVO DECLARADO E AVALIADO.
    MESMO CONSIDERANDO QUE O PROGRAMA DO MEC DE DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DIDÁTTICOS É MELHOR EM RELAÇÃO ÀS APOSTILAS, AINDA FALTA NESTE PROGRAMA A AVALIAÇÃO DE QUAL REPERCUSSÃO OS LIVROS DIDÁTICOS TÊM SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO.
    PRIMEIRO FALTA AVALIAÇÃO DO USO PELAS ESCOLAS E PROFESSORES. MUITOS LIVROS CHEGAM E NÃO SÃO USADOS. E O MEC NÃO TEM NO MUNICÍPIO UM PROGRAMA QUE OS INFORME SOBRE COMO ESTÃO SENDO UTILIZADOS.
    SEGUNDO, HÁ NO MERCADO EDITORIAL BONS LIVROS, USADOS POR ESCOLAS PRIVADAS E QUE NÃO ENTRAM NA DISTRIBUIÇÃO DAS EDITORAS. O QUE “PARECE” É QUE ALGUNS AUTORES SÃO MAIS PRIVILEGIADOS DO QUE OUTROS.
    TERCEIRO, OS LIVROS DEVERIAM SER DADOS AOS ALUNOS. O LIVRO EM CASA PODE SER ÓTIMA FONTE DE CONSULTA AO ALUNOS, AOS IRMÃOS, AOS PAIS E ATÉ PELOS PRÓPRIOS ALUNOS NO FUTURO.

    .

Deixe um comentário