Governo manda cancelar a Conferência Nacional de Educação – CONAE – e ela só será realizada no final de 2014. Em uma ação administrativa o governo Dilma impôs ao Fórum Nacional de Educação uma de suas maiores derrotas: o cancelamento da conferência que vinha sendo nacionalmente preparada.
As razões não foram informadas.
Primeiro, o Plano Nacional de Educação preparado pelo governo desconsiderou as recomendações da CONAE já realizada anteriormente. E agora, posterga-se a próxima CONAE em um momento em que o PNE está ainda em discussão no Congresso.
A manobra também significa a desmoralização do Fórum Nacional de Educação (em tese quem organiza a conferência) e revela ser este apenas uma peça da engrenagem do governo. Sua estrutura já vinha sendo questionada e agora fica evidente sua inadequação.
O governo Dilma calculou mal: o cancelamento da CONAE em um ano eleitoral vai jogar contra ele mesmo pelas repercussões que terá no interior de uma área com poder de formação de opinião como é a educação. A campanha eleitoral da presidenta começa mal.
Pingback: O adiamento da II CONAE e a gestão democrática da educação nacional | BLOG DA ANFOPE