SP: recuo tático “suspende” reorganização

O governo Alckmin resolveu agir e promoveu um recuo tático coma finalidade de tentar ganhar a batalha perdida da comunicação e avançar  de imediato com a reorganização onde seja possível. O governo mantém a reorganização, mas vai tentar uma nova estratégia de implementação.

“O secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, afirmou na tarde desta quinta (19) que haverá um novo “modelo” na comunicação da reorganização.

Todas as escolas da rede devem receber o material sobre a proposta do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e, a partir daí, cada um poderá fazer “uma proposta à luz da reorganização pela qual passa aquela escola” e mandar para a diretoria de ensino.

“Estamos dando àquelas escolas que porventura queiram se manifestar porque julgam que não foram consultadas a possibilidade de fazê-lo”, afirmou Voorwald. E se a escola considerar que não deseja a reorganização? O secretário respondeu: “Vamos esperar o resultado [da comunicação e da proposta que seriam feitas à diretoria de ensino]”.”

A medida não deixa de ser uma derrota para o governo. Com a crescente ocupação das escolas que já andava pela casa de mais de 70, o governo entendeu que era melhor recuar e negociar com cada escola, a enfrentar todas simultaneamente.

Estava no interior de uma escola ocupada no momento da chegada da notícia e os alunos explodiram em festa. Ao mesmo tempo, já se organizavam para discutir o significado do recuo e quais os riscos que ele implica para o movimento. Não vai ser fácil desarticular a movimentação com uma declaração vaga.

No entanto, está claro que o governo está realizando uma manobra destinada a isolar as escolas ocupadas, tentando caminhar com a reorganização onde houver menos resistência.

 IMG_20151119_161713IMG_20151119_160352IMG_20151119_160210IMG_20151119_160336

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Reorganização escolas em São Paulo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário