Ideb na porta da escola é criticado

Postado originalmente na UOL em 12/05/2012

Ideb na porta da escola é criticado em Comissão na Câmara

Defendido pelo autor e pelo inspirador da ideia, projeto recebeu negativa de deputados, representantes de entidade e especialistas

iG São Paulo | 10/05/2012 13:47:16- Atualizada às 10/05/2012 16:16:16

O projeto que obriga escolas a colocar o resultado do Índice da Educação Básica em uma placa na porta da escola foi debatido na manhã desta quinta-feira na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O economista Gustavo Ioschpe, autor da ideia apresentada depois pelo deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES),foi o primeiro a falar e o único a defendê-la.

Leia também:

Ioschpe afirmou que os pais têm o direito de saber a real qualidade da escola de seus filhos. Alegando que, se já existe um sistema oficial de avaliação das escolas, ele tem que ser tornado público. “Precisamos do envolvimento da comunidade para que a educação brasileira tenha salto de qualidade”, justificou.

(…)

A iniciativa de divulgação do índice pelas escolas já existe em alguns estados, como o Rio de Janeiro. Ele rejeita a posição de especialistas ouvidos pelo iG de que a exposição da nota constrange os alunos e fere o Estatuto da Criança e do Adolescente. “A implementação mostra que a ideia é falsa”, disse. “O que constrange é a má qualidade do ensino, e não a sua divulgação.”

(…)

Veja também:

Continue lendo em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-05-10/ideb-na-porta-da-escola-e-criticado-em-comissao-na-camara.html

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Ideb, Postagens antigas da UOL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário