BNCC: o mito dos 12 milhões de participantes

Artigo publicado pelo site do Jornal Nexo, escrito por Fernando Cássio, destrói o mito dos 12 milhões de participantes no processo de construção da BNCC, a partir da análise dos microdados obtidos pelo autor através da lei de acesso à informação.

Uma análise dos microdados da consulta pública, obtidos da Secretaria Executiva do MEC via Lei de Acesso à Informação, mostra que o número de contribuintes únicos nas três categorias é 143.928. Dessa forma, dos mais de 300 mil cadastros evocados pelo ex-secretário Palácios em 2016, mais da metade não se converteu a contribuinte da consulta. Parece óbvio, portanto, que as 12 milhões de contribuições não significam 12 milhões de contribuintes, mas é preciso qualificar o que se quer chamar de “contribuição”. Afinal, por que um discurso oficial tão importante se assentaria em uma ambiguidade dessas?

Acesse aqui o texto integral.

Graças a esta pesquisa que ainda está em andamento (e que conta também com a participação de Patrícia Cecilia da Silva e Ronaldo Spinelli Júnior), temos agora elementos consistentes para referendar nossa afirmação quanto ao método “democrático” vigente e que é clássico e conhecido: “ouvimos, ouvimos, e depois fazemos o que queremos”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Mendonça no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para BNCC: o mito dos 12 milhões de participantes

  1. Pingback: Sessão Especial BNCC – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s