Postado originalmente na UOL em 31/3/2012
As notas balançaram. Para mais e para menos. Este é o problema com as avaliações de larga escala associadas a recompensas. Como pode uma escola cair de 5 para 1? As notas balançaram e ficou o sentimento de que as coisas pioraram. Só a Secretaria acha que está no caminho certo do aumento da qualidade.
De nossa parte, continuamos a dizer o mesmo de sempre: parem com distribuição de bônus, fortaleçam o professor, criem condições para que se tenham salas menores e mais atenção para os alunos. O sucesso ou o fracasso do aluno é jogado no processo. As receitas dos reformadores empresariais não funcionarão.
Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame
ANDRÉ MONTEIRO; FÁBIO TAKAHASHI; TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO – 31/03/2012
A maioria das escolas públicas que tiveram os melhores desempenhos da rede estadual em 2010 sofreu queda na nota no ano seguinte, apontam dados divulgados pela Secretaria da Educação.
Veja o ranking das escolas no 3º ano do Ensino Médio
Veja o ranking das escolas no 9º ano do Ensino Fundamental
Veja o ranking das escolas no 5º ano do Ensino FundamentalConsiderando as 349 melhores de 2010 no ensino médio (10% tops), 252 tiveram nota menor no ano passado, segundo tabulação da Folha com base nos dados oficiais. Apenas outras 9 mantiveram a nota, e 88 melhoraram. O movimento foi semelhante nas unidades com séries finais do ensino fundamental.
Continue lendo em: