O INEP divulgou um documento muito bem elaborado sobre os indicadores que irão avaliar regularmente o desenvolvimento das metas do PNE. Não dispúnhamos de uma linha de base para analisar a educação brasileira de forma tão organizada. Sem dúvida, o documento é um avanço.
A cada dois anos o INEP elaborará um balanço sobre os indicadores de desenvolvimento das metas do PNE, assumindo para si o acompanhamento oficial da evolução da educação brasileira. Com isso, podemos agora ter uma fonte oficial e não termos que nos guiar por sites de organizações não governamentais que se dedicam a tratar dados e a dar sua visão sobre o desenvolvimento da educação brasileira.
Teremos agora que analisar se os indicadores selecionados são os melhores ou não para a educação brasileira. Mas um bom começo de conversa foi estabelecido.
“Apresenta, em caráter preliminar, a linha de base dos indicadores selecionados pelo Ministério da Educação e pelo Inep para o monitoramento do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE). O documento consiste de análises descritivas das séries históricas dos indicadores. As informações foram extraídas dos dados provenientes das pesquisas do Inep (Censo da Educação Básica, Censo da Educação Superior, Saeb e Ideb), do IBGE (Pnad e Censo Demográfico) e da Capes (dados da pós-graduação), disponíveis na data de promulgação da Lei do PNE, em 25 de junho de 2014. Este documento tem como objetivo desencadear o debate a respeito dos indicadores mais adequados para o acompanhamento das metas estabelecidas no Plano.”