A CLASSE MÉDIA ESTÁ DE PARTIDA
por Zuggi Almeida
publicado em 23.10.2016“A classe média afivelou as malas. Vai fazer uma longa viagem e não sabe se volta (isso, se puder retornar ! ).
Ela parte deixando para trás a ilusão que pertencia a elite e que imitando hábitos e trejeitos de uma casta superior poderia posar de rica.
Se despede do apartamento de três quartos financiado na zona nobre da cidade. Na garagem fica o carro bacana com as prestações atrasadas. Adeus ao sonho de ver o filho formado fazer uma pós-graduação no exterior.
Ela embarca com a incerteza de adquirir a aposentadoria e sem saber se vai continuar a pagar o plano de saúde da família.”
Leia a íntegra aqui.
Embora escrito em 2016, o autor antecipa com perfeição os dilemas que a classe média brasileira enfrenta e enfrentará. Dados procedentes de observatórios da desigualdade no mundo mostram que enquanto o 1% mais rico aumentou sua renda em 235%, a classe média conseguiu apenas 43%. A revolta da classe média está na base do aparecimento e fortalecimento das políticas populistas pelo mundo afora.
Observação: Este texto circulou pela internet como de autoria de Chico Buarque, no entanto, seu verdadeiro autor é Zuggi Almeida que é baiano, escritor e roteirista. Confira aqui.
Professor, este texto está sendo falsamente atribuído ao Chico. É mais uma das famosas “fake news”. (https://www.boatos.org/entretenimento/chico-buarque-texto-classe-media-esta-de-partida.html)
Dá pra perceber por vários fatores. Um deles é que são “câmeras” de TV e não “câmaras”. Outra é que o Chico, se fosse escrever algo sobre isso, seria muito mais elaborado do que “camiseta da seleção brasileira e panela”.
Obrigado pelo alerta. Vou alterar. Luiz
Ola! Tudo bem?
Meu nome é Zuggi Almeida, baiano, escritor e roteirista.
Sou autor verdadeiro do texto ‘ A Classe Média Está de Partida’ publicado no meu perfil no Facebook, em 2016.
Maiores esclarecimentos vc encontra no portal Boatos.org.
Agradeço pela divulgação
Grande abraço
Ola. Grato pela sua confirmação. Estou providenciando a mudança. Atenciosamente
Luiz Carlos