Livro organizado por Ana Lucia Felix dos Santos; Edson Francisco de Andrade e Luciana Rosa Marques analisa as políticas educacionais no Estado de Pernambuco
“Passada uma década das reformas educacionais que colocaram Pernambuco como “exemplo de política bem sucedida” no Brasil (tomando como referência o ranqueamento do IDEB), as pesquisas publicadas no livro examinam, sob diversos aspectos e perspectivas teóricas, as tensões e contradições de tais políticas.
A despeito do discurso governamental e das organizações internacionais, os estudos publicados na obra elucidam o estabelecimento de políticas de responsabilização e intensificação do trabalho docente como marca central da política educacional em Pernambuco. “Para fazer valer esse intento o Governo de Pernambuco assume o modelo de gestão gerencial como lógica de ação do Estado. As práticas decorrentes desse modus operandi focalizam o estabelecimento de metas e a cobrança de resultados busca a intensificação do trabalho docente e instiga a competitividade entre docente e escolas”.