OCDE orienta educação em Santa Catarina

Postado originalmente na Uol em 30/03/2011

 O Governo do Estado de Santa Catarina contratou a equipe da OCDE – Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico -, a mesma que realiza o PISA,  para propor orientações para a Secretaria de Educação.

Com uma bibliografia genérica, sem nenhuma análise crítica ou indicação de fundamentação em pesquisas específicas, o relatório recomenda a introdução de sistemas de responsabilização e meritocracia (sugerindo que se use o sistema de bonificação de São Paulo, Minas ou Pernambuco) e pode ser baixado em:

http://www.sed.sc.gov.br/educadores/publicacoes

Avaliações de Políticas Nacionais de Educação – Estado de Santa Catarina, Brasil

Esta análise da OCDE apresenta uma breve visão global do setor da educação no Estado de Santa Catarina e das suas recentes evoluções. Realiza uma análise do sistema, desde a pré-escola até a educação superior e a aprendizagem continuada por toda a vida, e identifica as principais diretrizes para uma reforma das políticas à luz dos desafios enfrentados pelas autoridades, comunidades, empresas, bem como pelos educadores, pais e alunos.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário