Pará implantará Escolas Charters

Antonio Gois informa em sua coluna que o Pará vai implantar com apoio do Banco Mundial o modelo de Escolas Charters no Estado no ensino médio. O modelo envolve a terceirização da gestão das escolas, que serão construídas por PPP, para a iniciativa privada. O resumo que Gois faz sobre a experiência americana no uso deste modelo corresponde ao estado atual da avaliação naquele pais, ou seja, os eventuais benefícios são incertos.

“O projeto conta com o apoio do IFC, instituto do Banco Mundial que tem atuado no Brasil em desenvolvimento de projetos de parcerias público-privado (PPPs). Serão construídas 50 escolas de ensino médio. Segundo Tomas Anker, especialista de projetos de PPP no instituto, a ideia — como já acontece num contrato de concessão de rodovia, por exemplo — é que o pagamento da organização privada que assumir a gestão desses colégios seja atrelado a indicadores de desempenho. Entre eles devem constar níveis de aprendizado medidos em avaliações externas, taxas de evasão e repetência, e garantias de equidade no perfil do aluno atendido.”

Veja matéria completa aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Escolas Charters, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário