CENPEC apoia estudantes em São Paulo

A gerente de projetos do Cenpec, Cláudia Petri, participou ao vivo, da edição desta segunda, 16 de novembro do Seu Jornal da rede TVT, para debater o movimento organizado de estudantes paulistas que estão ocupando suas escolas para se manifestarem contra a reorganização da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

“Qualquer plano político pedagógico das escolas tem como prioridade formar cidadãos críticos, participativos e conscientes, e é isso que estamos vendo com esta juventude que, na verdade, não está invadindo, mas ocupando um espaço de direito e querendo o diálogo”, afirmou Cláudia.

O CENPEC também divulgou posicionamento sobre a reforma.

Posicionamento do Cenpec sobre reforma do sistema de ensino paulista

“O Cenpec assiste com preocupação à proposta da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de reorganização das escolas da rede de ensino estadual, separando os alunos por nível de ensino: fundamental I – do 1º ao 5º ano; fundamental II – do 6º ao 9º ano; e ensino médio.   O argumento para tal mudança é o de facilitar a gestão das unidades escolares.

Apesar da separação por níveis de ensino diminuir a complexidade da gestão escolar de fato, a proposta, no entanto, não considera os impactos negativos nas famílias e professores, além de não apresentar medidas para impedir o aumento de alunos por turma. A proposta prevê o fechamento de mais de 90 escolas no estado, o que significa redução de custos e de investimentos em educação. Para as famílias, a proposta acarretará em complicada logística com o deslocamento dos filhos para diferentes escolas, prejudicando a organização familiar e, possivelmente, aumentando os gastos com transporte escolar, além da quebra de importantes vínculos afetivos formados com alunos, professores e funcionários das escolas que frequentam. No caso do deslocamento, mesmo em um raio de 1,5 quilômetro (anunciado como a distância máxima entre as escolas), especialmente nos territórios de alta vulnerabilidade, a mudança pode gerar insegurança entre as famílias. Estudos do Cenpec indicam que nesses locais, principalmente as mães, já empreendem grandes esforços para assegurar a educação de seus filhos.”

Veja texto integral aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Reorganização escolas em São Paulo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to CENPEC apoia estudantes em São Paulo

Deixe um comentário