MT: CAED e Falconi juntos

Secretaria de Educação de Mato Grosso contrata curso que será dado pelo CAED – UFJF e pela Falconi. O CAED é um grupo fundado por Manuel Palácios que vende consultoria em avaliação para 19 Estados brasileiros. Palacios está hoje na Secretaria de Educação Básica do MEC e conduz a elaboração da base nacional comum. (Neste vídeo Palácios conversa com W. Risolia quando o último ainda era Secretário de Educação do Rio de Janeiro, hoje Risolia é presidente da nova unidade da Consultoria Falconi para a área educacional). O CAED também acaba de fechar um contrato para avaliar a educação no estado de Alagoas.

Realizar cursos nos estados é uma estratégia de vendas. Através deles vão sendo difundidas as ideias, ofertados serviços que depois viram contratos. Só a avaliação em Florianópolis custará cinco milhões de reais aos cofres públicos.

Os reformadores, quando estão fora do governo, estão ligados às indústrias educacionais; quando estão no governo, deixam temporariamente a empresa e levam suas teses para lá e fazem a política que apoia a indústria educacional. Há mais gente no MEC ligado à indústria educacional, mas isso só ficará claro quando deixarem seus cargos.

Dois instrumentos fundamentais que favorecem a privatização da educação brasileira foram ou estão sendo produzidos por reformadores empresariais da educação ocupando cargos no MEC: o IDEB e a Prova Brasil censitária, desenvolvido por Reynaldo Fernandes quando era Presidente do INEP, hoje militando na indústria educacional brasileira e defensor das escolas charters que privatizam a gestão da escola pública; e outro, a base nacional comum, em desenvolvimento na Secretaria da Educação Básica do MEC exatamente sob controle de Manuel Palácios, que também milita na indústria de testes brasileira.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Mercadante no Ministério, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MT: CAED e Falconi juntos

  1. É uma vergonha este conluio entre a indústria educacional e o exercício de cargos públicos, escolhidos pelo ministro… Em que governo votamos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s