Tamanho da turma conta?

Converse com qualquer professor ou professora e se perguntar eles dirão que com turmas menores eles são mais eficientes. Mas a lenda de que tamanho de turma não faz diferença persiste fortemente. O estudo abaixo reúne evidências de que turmas menores importam e são uma boa aplicação dos recursos financeiros.

Redução do tamanho da turma: melhor do que você pensa

Relatório do NEPC encontra forte evidência de benefícios de se fazer turmas menores 

Endereço deste comunicado de imprensa do NEPC: http://tinyurl.com/k7j64z2

Autora do estudo: Diane Whitmore Schanzenbach

Boulder, CO (18 de fevereiro de 2014) – Enquanto uma série de reformas escolares bem conceituadas e muitas vezes controversas ganhou a maior parte da atenção dos formuladores de políticas ao longo da última década ou duas, uma reforma parece ter sido constantemente ignorada e marginalizada : a redução do tamanho das turmas.

No entanto, como a professora Diane Whitmore Schanzenbach aponta em um novo relatório divulgado hoje, a evidência de que a redução do tamanho da turma ajuda a aumentar o desempenho dos alunos é forte. O relatório de Schanzenbach, Does Class Size Matter?, publicado hoje pelo NEPC da Universidade de Colorado, Boulder, fornece uma revisão abrangente da pesquisa sobre tamanho de turma.

Segundo a professora Schanzenbach a redução do tamanho de turmas tem sido vítima de uma crença popular de que a estratégia tem sido muito mal sucedida. Um exemplo recente, Schanzenbach observa, é o autor Malcolm Gladwell, que em um recente livro descreve turmas pequenas como uma “coisa que estamos convencidos de que é uma grande vantagem [mas] que pode não ser, afinal, tanta vantagem.”

Na verdade, ela escreve, a história real é exatamente o oposto. “O tamanho da turma importa”, escreve Schanzenbach, economista e professora de política da educação da Universidade de Northwestern, em Evanston, Illinois. “A investigação apoia a noção de senso comum de que as crianças aprendem mais e os professores são mais eficazes com turmas menores.”

Citando evidências da literatura acadêmica, Schanzenbach explica que “o tamanho das turmas é um determinante importante de uma variedade de resultados dos alunos que vão desde os resultados dos testes até resultados mais amplos na vida. Turmas menores são particularmente eficazes em elevar os níveis de escolaridade das crianças de baixa renda e de minorias.”

Contrariamente, ela aponta, aumentar o tamanho da turma mostra ser prejudicial às crianças.” O dinheiro economizado hoje, aumentando o tamanho das turmas resultará em custos sociais e educacionais mais substanciais no futuro”, escreve ela .

“Os formuladores de políticas devem pesar cuidadosamente a eficácia da política de tamanho de turma contra outros usos potenciais dos fundos”, Schanzenbach conclui. “Apesar do menor tamanho da turma ter um custo demonstrável, pode ser a política mais eficaz em termos de custos no geral.”

Relatório integral aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Responsabilização participativa, Segregação/exclusão e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Tamanho da turma conta?

  1. Pingback: Professora e pesquisadora americana: há evidências que a redução do tamanho da turma ajuda a aumentar o desempenho dos alunos! | Regional 7

  2. Pingback: Regional 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s