Circula que Maria Ines Fini, do grupo de Maria Helena Castro, deverá assumir o INEP.
Quem é?
Consultora em Educação do Compromisso Campinas pela Educação, especialmente dedicada ao Comitê Deliberativo do Observatório da Educação Fundação FEAC.
Doutora em Educação, Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, Especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde atuou de 1972 a 1996, exercendo cargos como docente, pesquisadora e funções administrativas e de representação. De 1996 a 2002 no INEP/MEC, foi Diretora de Avaliação para Certificação de Competências sendo responsável pela criação e implementação do ENEM e do ENCCEJA e foi Diretora do PISA no Brasil. De 2003 a 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação. De 2007 a 2010, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação SARESP da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Foi reitora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Atualmente é Diretora da F & F Educare, Pesquisadora Associada da Fundação VUNESP, membro do Conselho Diretor do CESOP/UNICAMP, membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Publicas em Educação (CESGRANRIO), consultora da Fundação Roberto Marinho, membro do Conselho de Responsabilidade Social da FIESP e Consultora ad-hoc da FAPESP.
Diretora pedagógica do Grupo SLMandic instituição e ensino superior que atua na area da saúde e administração.
Ela simplesmente estará retornando para o lugar que ocupou junto com a Maria Helena no período do Paulo Renato! Ela foi uma das diretoras do INEP, agora que o governo neoliberal se instala por um golpe, todos voltam… que pena o Paulo Renato ter morrido. Voltaria a ser o ministro da educação…do Temerbroso.
Que Deus nos ampare! Esses nomes me estremecem a alma. Pobre educação pública! Pobres professores. Pobre nação estudantil!
A sutileza provocou risos, mas a alma quer chorar.