RJ: OBMEP virou avaliação de larga escala?

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

“Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas e para os alunos de licenciatura em Matemática, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores e alunos de todo o país serão habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em suas escolas ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES.”

Acesse o programa aqui.

Professores da rede estadual do Rio de Janeiro estão denunciando que a participação de alunos na Olimpíada, que é optativa, está sendo obrigatória – até em turmas de EJA. A rede estadual deixou de ter a avaliação externa SAERJ/SAERJINHO desde que o movimento grevista do ano passado foi vitorioso e em várias escolas da rede a OBMEP está recebendo um caráter obrigatório, como se fosse uma avaliação externa.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário