O que é educação como um “bem” público?

O National Education Policy Center revisou o relatório do Cato Institute, uma instituição conservadora americana, que parte da definição da educação como um “bem público”, mas na ótica conceitual do mercado, para justificar sua privatização. O trabalho mostra a importância de conceituarmos muitos dos termos que temos usado e que estão sendo apropriados pelo liberalismo radical.

BOULDER, CO (26 de Junho, 2018) – Um relatório recente do Cato Institute, inicia com a bem conhecida convicção de Horace Mann: as escolas públicas são a base de uma sociedade democrática – um bem público que deve estar disponível para todos. Ele termina, no entanto, com uma proposta de retirada de financiamento das escolas públicas e a introdução de um programa nacional de conta de poupança escolar (voucher).

A professora Doris A. Santoro, do Bowdoin College, revisou o trabalho do Cato Institute: “Is Public Schooling a Public Good? An Analysis of Schooling Externalities”, e considera que ele combina de forma inadequada definições cívicas e econômicas do que seja bem público.

Embora o relatório comece com a visão de Mann sobre o papel das escolas públicas na construção de uma sociedade melhor, em seguida, ele enganosamente desloca a análise para o valor econômico das escolas públicas como um “bem” baseado no mercado, como aço ou milho. O relatório se baseia em uma falsa equivalência das definições cívicas e econômicas de bem público, para promover sua proposta de voucher.

Embora haja uma extensa pesquisa sobre os propósitos educacionais da escolarização, a revisão limitada da literatura, por parte do relatório da Cato, consistentemente deturpa o significado, o escopo e as implicações dessa literatura. O resultado é um retrato das escolas públicas como “agentes prejudiciais” para o que parece ser um experimento motivado ideologicamente.

Mesmo para aqueles que podem ser a favor dos vouchers, conclui Santoro, o desequilíbrio do relatório, a lógica falha e a base de pesquisa limitada tornam o relatório inútil para formuladores de políticas.

Baixe aqui a revisão de Doris A. Santoro para a NEPC.

Baixe aqui o relatório original do Cato Institute: Is Public Schooling a Public Good? An Analysis of Schooling Externalities, escrito por Corey A. DeAngelis.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Vouchers e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário