Arthur Virgílio: “Mike, go home”!

Em tempos de copa do mundo é possível que tenha passado em branco a reação do prefeito da cidade de Manaus à passagem do vice-presidente americano Mike Pence por aquela cidade, a título de conhecer a situação dos refugiados americanos. De fato, a visita tinha o objetivo de maximizar a questão humanitária da Venezuela e montar um cerco regional àquele país – a verdadeira motivação da viagem de Mike à América Latina.

O governo Temer não tem espinha dorsal para reagir a isso, mas Arthur Virgílio Neto (PSDB) mostrou que tem. E curiosamente, foi mais longe que a própria esquerda a qual fez de conta que não soube da visita.

Virgílio Neto irritou-se com as condições de segurança que costumam ser impostas por setores de segurança americanos que acompanham tais visitas: estar duas horas antes da chegada de Mike no aeroporto e além disso não poder estar acompanhado pela sua esposa, exatamente a presidenta do Fundo Manaus Solidário. Mas a questão não é só essa, pois o posicionamento do prefeito de Manaus foi também político.

A reação de Virgílio Neto foi forte e como exigia a situação: “não aceito a intervenção militar [na Venezuela] nem por brincadeira. Por favor, volte para sua casa”. Sobre a questão dos refugiados, Virgílio afirmou que não tem nada a aprender com os Estados Unidos, especialmente com o tratamento que eles dão a refugiados…

Após o Golpe de 2016 os americanos sentem-se em casa no Brasil e se dão ao luxo de vir ao país confabular uma intervenção na Venezuela, como nos velhos tempos.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s