Estudo analisa “Educação – Compromisso São Paulo”

Dissertação de mestrado de Andressa de Sousa Rodrigues Mesko – “O programa Educação-Compromisso de São Paulo e as estratégias de implementação das políticas empresariais na gestão escolar” – (2018) examina o programa Educação-Compromisso de São Paulo, anunciado no dia 15 de outubro de 2011, pelo Governador Geraldo Alckmim do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O programa reúne todas as políticas educacionais a partir de 1990 no Estado de São Paulo, tendo como foco principal a formulação de ações educacionais a partir de parcerias entre o setor público e o setor privado.

Acesse o programa do governo de SP aqui.

Acesse a Dissertação aqui.

RESUMO: A presente pesquisa de mestrado apresenta resultados sobre as formas de privatização endógena e exógena aplicadas a partir do programa Educação – Compromisso de São Paulo via Gestão Escolar. O estudo revela a participação da classe empresarial na elaboração das políticas públicas educacionais paulistas e o processo de sedimentação de suas ações na gestão escolar. A hipótese é a de que a classe empresarial se tornou interlocutora privilegiada nas formulações das políticas públicas educacionais paulistas (privatização exógena) e vem atuando na implementação de modelos, práticas e métodos (privatização endógena) utilizando-se dos diretores e diretoras de escolas para garantir a efetivação deste projeto no seu interior. Analisa-se, por meio da pesquisa qualitativa, como, amparado no discurso que elegeu a qualidade como indicador central das políticas educacionais recentes, emergiu através da pesquisa documental o conceito de um “novo diretor gerencial” em confluência com os ditames da agenda global dos organismos multilaterais sob o prisma do imaginário neoliberal.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s