FONEC denuncia criminalização de movimentos sociais

O Fórum Nacional de Educação do Campo distribui nota a propósito de reportagem veiculada pela Rede Record no programa Domingo Espetacular no último domingo, 10 de fevereiro de 2019. Em um de seus pontos diz:

“Porém, em que pese o esforço e a organização em busca dos direitos das crianças, adolescentes e jovens do campo, o Brasil ainda consta no mapa das maiores desigualdades educacionais entre cidade e campo, seja nos índices de pessoas alfabetizadas, seja nos níveis de escolarização. Dados do próprio MEC indicam que nos últimos 15 anos foram fechadas mais de 30 mil escolas no meio rural.

Sobre esta, sim, verdadeira violação de direitos, não identificamos iniciativas de denúncia pelas grandes redes de mídia. Não identificamos manifestações de nenhum daqueles especialistas e juristas convidados à reportagem. Não conhecemos iniciativa parlamentar de ”fiscalização rigorosa” sobre a situação de milhões de crianças que vivem no campo, no Brasil, que viajam até 6 horas diárias, em condições absolutamente precárias e ilegais, para frequentar a escola. Estas sim, são as verdadeiras violações aos direitos das crianças.

O FONEC desafia as grandes redes de mídia à realização de reportagens sobre a situação da educação das crianças, adolescentes e jovens do campo, no Brasil. Desafia especialistas, juristas, parlamentares à ações de denúncia e de iniciativas para o enfrentamento, pelo Estado, das verdadeiras violações de direitos que acontecem todos os dias País afora.”

Baixe a íntegra aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s