Cai o presidente do INEP. Alexandre Lopes assume.

O delegado de polícia que presidia o INEP, no Ministério da Educação, foi demitido. A nova disputa se deu porque ele queria divulgar os dados que o INEP possui identificando alunos. Os procuradores reagiram ameaçando pedir demissão. O INEP nunca divulgou dados com nomes de alunos. Parabéns para o setor jurídico: nossas crianças agradecem.

Leia aqui.

Nada garante que o próximo presidente também não queira fazer a mesma tolice. O MEC é um órgão, hoje, cada vez mais punitivo e tenderá a vincular sua atuação a políticas de premiação e punição em função de desempenho de escolas e alunos. A ideia é fazer passar vergonha todo aquele que não atingir metas: como se envergonhar gerasse qualidade na educação. Até Bill Gates nos Estados Unidos foi contra esta política quando ela esteve por lá. Ele escreveu: “Vergonha não é solução”. Lá tratava-se da divulgação nominal da avaliação dos professores. Escreveu:

“Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Estado de Nova Iorque de apelação decidiu que as avaliações de desempenho individual dos professores poderiam ser tornadas públicas. Não tenho opinião sobre a decisão como uma questão de direito mas, como um prenúncio da política de educação nos Estados Unidos, é um grande erro.”

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão de Jair Bolsonaro (PSL) é Alexandre Ribeiro Pereira Lopes. Essa é a terceira troca feita pelo governo Bolsonaro no comando do Instituto em cinco meses.

Leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Weintraub no Ministério e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s