MEC acerta em querer suspender SAEB deste ano

Entre muitos equívocos do MEC, esta é uma decisão que, se for tomada, é acertada. Mas, haverá muita reação negativa entre os reformadores empresariais, amantes dos números – sem contar a reação da indústria de avaliação.

Os riscos sanitários de se fazer a avaliação este ano e a própria utilidade da avaliação em um quadro em que as escolas não funcionaram em 2020 e 2021 regularmente, tornam a aplicação desaconselhável. A ideia de que seria preciso avaliar para as escolas saberem como as crianças estão é uma lenda. Os professores não precisam do SAEB para saber como estão seus estudantes.

Maria Helena Castro já reagiu dizendo que o MEC deveria fazer a prova em formado amostral e não suspendê-la. Em tempos normais, defendo que o SAEB seja sempre amostral, mas na atual situação uma avaliação, mesmo amostral, constituir-se-á em uma pressão sobre as escolas que caírem na amostra, seus professores e estudantes. As escolas não precisam de mais esta pressão sobre elas.

Por isso, concordo plenamente com o MEC – o SAEB deve ser suspenso. Agrego que, quando voltar a ser aplicado, deveria ser sempre amostral.

Outra medida acertada é suspender o Enem sequencial, durante as séries do ensino médio.

Leia mais aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em SAEB e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to MEC acerta em querer suspender SAEB deste ano

  1. Avatar de Liziane Liziane disse:

    Boa noite!
    Professor, essa suspensão do SAEB já foi homologada?

  2. Que eu saiba, ainda não.
    Atenciosamente
    Luiz

Deixe um comentário