O Deputado Estadual Requião Filho comentou o projeto de privatização de escolas do Paraná, proposto pelo governo e aprovado na Assembleia Legislativa:
“Sou contrário [a esse projeto] porque é um projeto que já deu errado no mundo todo. A Suécia tentou privatizar seu ensino, deu errado, voltou atrás e pediu desculpas à sua população. Os Estados Unidos tentaram privatizar o ensino e não há nenhum estudo que comprove a melhoria, mas apenas o aumento de custos dos ensinos. O Reino Unido tentou privatizar e voltou atrás.”
Veja mais aqui.
Em resposta, o líder do governo Ratinho Jr, da direita, afirmou que a esquerda, ou seja, Requião, é sempre “ideologicamente contra o projeto”.
É uma afirmação curiosa.
Na verdade, o líder da direita está apenas projetando para a esquerda aquilo que faz, ou seja, atuar ideologicamente, pois enquanto Requião está falando de evidências empíricas que não aconselham privatizar, dando substância à sua fala, o líder da direita simplesmente concorda com a privatização sem apresentar evidência empírica alguma de que ela vá funcionar.
É apenas um ato de fé cega no mercado, nada mais.