Atualizando Fernando Veloso

Postado originalmente na Uol em

Fernando Veloso escreve na Folha de Hoje (5-02-2011) edificando a experiência de Atlanta nos Estados Unidos para justificar a utilização de meritocracia na educação – ver postagem anterior.  Segundo Fernando, citando Diane,  Atlanta seria um exemplo onde a meritocracia funcionaria.  Diane não se fixa em Atlanta, antes, encontra nela indícios positivos, mas seu livro tem um desfecho “lições aprendidas” onde ela alerta para a produção da burla em sistemas que são baseados em testes de alto impacto. Mas para “salvar a lavoura”, Fernando Veloso agarra-se neste ponto do livro, esquecendo das demais análises da autora que apontam para o risco de fraude em sistemas focados em testes e meritocracia.

Vamos mostrar, então, que Fernando está desatualizado em relação aos acontecimentos recentes em Atlanta (USA). Lá a meritocracia deu em fraude, como mostro abaixo. A bolha de sucesso estourou como em New York.

Quem conduz a meritocracia de Atlanta nos últimos 11 anos é Beverly Hall a Superintendente das Escolas Públicas. Vejamos o que Cynthia Tucker do AJC tem a dizer sobre ela:

WASHINGTON – Há mais de uma década, Beverly Hall, superintendente de escolas públicas de Atlanta, mostrou-se brilhante em proteger sua reputação. Quando ela chegou em Julho de 1999, ela começou a cultivar um círculo de empresários na maioria brancos para servir como conselheiros e defensores leais.

Não é nenhuma surpresa que Sam Williams, presidente da Metro Atlanta Chamber, estava profundamente envolvido em ajudar Hall junto  à tíbia investigação do distrito escolar. Quando eu era editora do Atlanta Journal-Constitution na sua página editorial, Hall costumava visitar o conselho editorial com um ou dois executivos a tiracolo – para testemunhar suas realizações.

Mas Hall se saiu bem como campeã de excelência educacional. Sua resposta inicial ao escândalo das fraudes nos testes deixa claro que ela tem se preocupado mais com a aparência de seu sucesso do que realmente com a melhoria dos níveis académicos.

Continue lendo em:

http://blogs.ajc.com/cynthia-tucker/2010/08/26/beverly-hall-needs-to-retire/

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Reforma e Fraudes, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário