USA: novas evidências de fracasso

FairTest comenta os resultados do NAEP – algo como a nossa Prova Brasil/SAEB – relativa à avaliação do final do ensino médio nos Estados Unidos.

FAIRTEST

Para divulgação imediata, 07 maio de 2014

Resultados do NAEP para o final do ensino médio apontam que este nível de ensino está estagnado ressaltando o fracasso da orientação da educação pública baseada em testes. Os testes de alto impacto não levaram à melhoria do desempenho dos estudantes.

“Os resultados da Avaliação Nacional do Progresso Educacional (NAEP) para alunos do décimo segundo ano ressaltam o fracasso das políticas educacionais orientadas por testes federais e estaduais”, de acordo com o National Center for Fair & Open Testing (FairTest). O relatório de hoje mostra que não houve nenhuma melhoria na pontuação do NAEP para alunos do ensino médio em leitura ou matemática desde 2009 e pouco progresso na última década. No mesmo período, as diferenças de desempenho entre os grupos raciais não diminuiram significativamente.

A tendência do NAEP é consistente com os resultados do ACT e SAT, testes de admissão para a faculdade, onde as médias continuam estagnadas e as diferenças raciais persistem.

“Quantas provas mais os formuladores de políticas federais e estaduais precisam de que a condução da escola por meio de testes padronizados não aumenta a qualidade da educação”, perguntou o Diretor de Educação Pública da FairTest Bob Schaeffer. “É hora de abandonar as políticas fracassadas de testes e punição e adotar as avaliações que têm se mostrado mais adequadas para melhorar o ensino e a aprendizagem.”

Schaeffer continuou: ” Em todo o país, pais, professores, estudantes e ativistas comunitários estão dizendo “basta” do uso abusivo e inadequado de testes. Eles estão retirando suas crianças dos testes, organizando protestos contra testes de alto impacto e exagerados, e pressionando com sucesso os políticos para revisar suas políticas de avaliação. Mais políticos eleitos devem começar a ouvir os seus eleitores, os quais sabem o que está acontecendo nas salas de aula das escolas públicas.”

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Links para pesquisas, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário