Big Data chega pelas mãos do INEP

Fundações e associações que defendem as teses dos reformadores empresariais nunca tiveram tanta influência no INEP. Sob o comando de José Francisco Soares, com a concordância do governo Dilma, tais organizações estão sendo chamadas a configurar a política pública de avaliação. A notícia abaixo vai nesta direção:

“Horário: 9 maio 2014 de 9:00 a 12:00

Local: auditório do INEP em Brasília

Organizado por: Comitê Gestor da Rede Bra de M&A

Descrição do evento:

O INEP está realizando em parceria com a Fundação Lemann um seminário sobre uso estratégico de dados na educação. Na ocasião, Nick Morgan, diretor executivo do programa Strategic Data Project da Universidade de Harvard, e David Stewart, especialista em visualização de dados educacionais, vão debater o papel do estrategista na disseminação de dados educacionais e o potencial dessa informação na melhoria do aprendizado nas escolas.”

O Strategic Data Project de Harvard é um tipo de big dada. Ele está ligado ao Center for Education Policy Research de Harvard. O evento é organizado também pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação constituída em parceria com o Banco Mundial e o BID entre outras, como a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Semanas atrás me referi a estes big datas neste blog. Como previsto, não demorou a aparecer por aqui.

Esta questão demanda grande atenção de nossos formuladores de política educacional pois está se constituindo uma base com dados de nossos alunos que não deixa claro quem usará  e qual será o uso.

Leia matéria aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s