RS: ocupações atingem 20 escolas

O Rio Grande do Sul já tem 20 escolas ocupadas e seus professores entraram em greve. É mais um estado onde os estudantes e professores resolvem assumir a frente em defesa da escola pública.

“Carregando colchões e barracas, cerca de 30 alunos entraram na escola em um dia incomum: o domingo. “O que vocês vieram fazer aqui?”, perguntou o vigia. “Temos reunião do grêmio estudantil”, responderam. Entraram e logo colocaram cadeados em todos os portões.

Assim começou a ocupação do colégio estadual Protásio Alves, no último domingo (15), em Porto Alegre. A escola é uma das 20 ocupadas em todo o Rio Grande do Sul –sendo dez na capital gaúcha–, segundo levantamento do grupo “Ocupa Tudo RS” divulgado na tarde desta segunda-feira (16).”

Leia aqui.

Independentemente dos ganhos imediatos destes movimentos, eles serão fundamentais na geração de novas lideranças experientes na luta em defesa da escola pública. Enquanto as contradições vão se aprofundando pela guinada à direita do governo Temer, os movimentos vão se preparando para o embate. A geração de lideranças entre a juventude é fundamental para a luta em curso.

É de fundamental importância que estas novas lideranças incluam entre as bandeiras de luta a recusa à terceirização de gestão das escolas públicas, bem como, seguindo os passos dos estudantes do Rio de Janeiro, comecem a questionar os sistemas de avaliação de larga escala destinados a pressionar as escolas e dividir os trabalhadores da educação por mecanismos como o pagamento de bônus.

É preciso unificar a pauta de luta nacionalmente e generalizar a resistência a partir dos estudantes, professores e pais.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to RS: ocupações atingem 20 escolas

  1. Avatar de Marliane Ferreira dos Santos Marliane Ferreira dos Santos disse:

    Até ontem a noite tínhamos 83 escolas já ocupadas.

Deixe um comentário