Fim de ano

A todos os que nos acompanharam por este blog, desejamos um excelente final de ano e um grande 2017, lutando pela escola pública de gestão pública e contra o uso do campo da avaliação para justificar a privatização do público e a desmoralização do magistério.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to Fim de ano

  1. Avatar de Rosangela CelyBranco Lindoso Rosangela CelyBranco Lindoso disse:

    Foi muito bom poder contar com os comentários valiosos ajudando na nossa leitura da conjuntura.
    Uma pergunta:
    As reformas no ensino médio legitimarão algo que já ocorre nas escolas que é a flexibilização, o professor de um componente curricular muitas vezes ministra outro para o qual não foi formado. Me parece o notório saber do que o ministério do governo ilegítimo fala. O corte de disciplinas fará com que seja o fim do trabalho do professor? Pelo menos com a prerrogativa de planejar ensinar e avaliar, uma vez que em Pernambuco o planejamento e indicado, és avaliação e pelo resultado do Saepe, já pratica o professor vem sendo separado de sua função teleologica, que reflexão o senhor faz sobre essa questão?

    • Examinei isso em posts anteriores, de fato, haverá uma redefinição do que é ensinar em função das possibilidades de novas tecnologias e novas forms de organização do ensino. Elas tendem a reduzir o papel que você chama de teleológico do professor. O que está em jogo é controlar política e ideologicamente o processo pedagógico nas escolas. Abraço.

  2. Avatar de katiane Machado da Silva katiane Machado da Silva disse:

    Gracias professor por sua contribuição nesse processo árduo que vivemos, elas nos nutrem e também contribuem para que possamos nos armar para a LUTA!
    Que possamos enquanto classe caminhar juntos e que trabalhadores das diversas áreas possam se unificar, pois como dizia o velho….
    TRABALHADORES DE TODO MUNDO
    UNI-VOS!!
    Um abraço

Deixe um comentário