ANPED divulga documento sobre a BNCC

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED – divulga documento de posicionamento sobre a Base Nacional Comum Curricular (III versão).

Baixe a íntegra do documento aqui.

“Diante deste quadro, nos preocupa também, conforme já destacamos a completa desarticulação da BNCC com o Plano Nacional de Educação (PNE), com as definições das Conferências Nacionais de Educação (2010 e 2014), bem como com a ausência de relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais, provocando um descolamento da BNCC em relação ao que foi discutido, produzido e materializado nas políticas educacionais no Brasil na última década.

Tal desarticulação, em nossa perspectiva intencional, reitera a volta de reformas e políticas educacionais pensadas em gabinete e descoladas da escola e dos seus sujeitos que se inspiram nos mercados para abduzir o caráter público da escola pública. Reiteramos nossa compreensão de que essa terceira versão da BNCC representa um retrocesso à educação brasileira, o que nos motiva a pensar a resistência e o enfrentamento no âmbito político e das nossas práticas escolares.”

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Mendonça no Ministério, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário