O ministro da Educação Rossieli Soares anunciou, na tarde desta quinta-feira, 7/06/2018, os nomes de Haroldo Correia Rocha para a Secretaria Executiva do MEC, e de Katia Smole para a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.
Leia aqui post da Assessoria de Comunicação Social.
Haroldo Correia Rocha deixa a Secretaria de Educação do Espírito Santo e vai para a Secretaria Executiva do MEC. É formado em Economia pela UFES, foi professor acadêmico, técnico do Instituto Jones dos Santos Neves, pró-reitor de Administração da UFES, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vitória, presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, entre 2007 e 2010. Em 2015, assumiu novamente a Secretaria de Educação. É coautor de “Cafeicultura & Grande Indústria: a transição no Espírito Santo 1955-1985”, obra que trata do processo de industrialização do Estado.
Na Secretaria de Educação do Espírito Santo ele implementa o Programa Escola Viva em 33 escolas públicas em parceria com a ONG Instituto de Co-Responsabilidade:
“O novo modelo de escola em turno único, que no Espírito Santo é chamado de ESCOLA VIVA, já foi implantado em diversos estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí e Sergipe, com o apoio do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha com o desenvolvimento de ações que promovam a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública.
Leia aqui.
Para alguns, o programa Escola Viva coloca a educação do Espírito Santo na rota da privatização.
Kátia Smole assume a Secretaria de Educação Básica do MEC. Ela é Doutora pela Faculdade de Educação da USP, licenciada em matemática, Kátia foi professora de matemática na rede pública durante 12 anos. No Instituto de Matemática e Estatística da USP, atuou como técnica e pesquisadora do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática durante 10 anos. Participou da autoria dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), contribuindo especialmente para a área de Ciências da Natureza e Matemática. Hoje, além de coordenar as ações do Grupo Mathema, presta assessoria a redes de ensino, participa de projetos visando desenvolvimento de currículos e soluções educacionais para a escola básica e é convidada para palestrar em diversos eventos sobre educação. Seus livros didáticos são utilizados nas escolas.
Leia aqui.