USA: estudantes pedem novas formas de ingresso em faculdades

Estudantes americanos, candidatos às faculdades e universidades, estão reivindicando rever a política de testes padronizados para o ingresso 20/21 devido à pandemia e solicitando formas opcionais de admissão nas instituições. O National Education Policy Center retrata o movimento em seu Newsletter.

Além das suspensões anunciadas de exames equivalentes ao nosso ENEM, os estudantes consideram o fato de que os postulantes mais pobres não têm as mesmas condições dos mais ricos para se preparar para os testes usando recursos tecnológicos.

“A quarentena provocada pelo coronavírus suspendeu quase todos os aspectos da vida cotidiana. E isso inclui os exames de admissão para as faculdades. O College Board cancelou os testes de matérias do SAT e do SAT de junho. O ACT adiou o exame de 4 de abril para junho – embora certamente sejam possíveis atrasos adicionais. Enquanto isso, os estados cancelaram os exames de primavera, que em algumas jurisdições normalmente incluem oportunidades gratuitas para os estudantes fazerem o SAT ou ACT.

Liderados pelo grupo ativista Student Voice (parceiro do National Educacion Policy Center), os jovens estão discutindo o impacto do cancelamento na equidade, por meio de uma campanha chamada #TestOptionalNow.

Embora os cancelamentos e fechamentos tenham o potencial de afetar todos os alunos que ingressam nas faculdades, eles afetam desproporcionalmente os alunos de cor e os de famílias de baixa renda, observa a Student Voice em uma declaração no site do grupo.

Por exemplo, os americanos de baixa renda são muito menos propensos a ter acesso à Internet em alta velocidade, tornando mais difícil a preparação para os exames em casa. Estudantes de famílias de baixa renda também podem ter maior probabilidade de poder fazer uso de exames de admissão gratuitos fornecidos pelo Estado os quais foram cancelados.

“Como a pandemia do COVID-19 exacerba as desigualdades pré-existentes no acesso às faculdades, é fundamental que sejam tomadas medidas urgentes para garantir que os grupos de estudantes de baixa renda, minoria e outros sub-representados tenham acesso equitativo ao processo de admissão”, afirmam os estudantes.

Os alunos solicitaram às faculdades e universidades para por prática as três etapas a seguir:

  • Eliminar a exigência de testes padronizados e adotar políticas de admissão opcionais para todos os candidatos à sua instituição durante o ciclo de admissões 2020-2021.

  • Anunciar sua intenção de interromper as exigências de testes padronizados para o ciclo de admissões 2020-2021 o mais rápido possível, para atenuar as preocupações dos futuros candidatos em atender aos requisitos de teste.

  • Refletir sobre o valor das avaliações padronizadas no processo de admissão na faculdade e as implicações que os requisitos de teste têm no acesso equitativo ao processo de admissão na faculdade.”

Ainda segundo a publicação:

“As respostas das faculdades ao coronavírus não foram de maneira alguma uniformes. Uma pesquisa realizada em março pela Cirkled In, uma plataforma adaptável de portfólio para estudantes, constatou que um quarto das 33 faculdades e universidades que responderam tornou o SAT e / ou o ACT opcional como resultado da pandemia.

O sistema da Universidade da Califórnia anunciou que suspenderá a exigência do teste ACT e SAT para estudantes que se inscreverem no outono de 2021. O sistema da Universidade Estadual da Califórnia também disse que oferecerá flexibilidade nas exigências no próximo ano. Outras faculdades que anunciaram mudanças incluem o Pomona College, na Califórnia, e o Vassar College, em Nova York.”

Leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Enem, Segregação/exclusão, Weintraub no Ministério e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para USA: estudantes pedem novas formas de ingresso em faculdades

  1. Pingback: USA: estudantes pedem novas formas de ingresso em faculdades – Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s