Crítica do empreendedorismo

O empreendedorismo e a meritocracia estão unidos intimamente. A estruturação da materialidade do processo educativo atual (padronização por BNCCs, avaliações censitárias, metas, privatização) visa criar as condições para que a vivência da cultura da meritocracia crie as bases que justificam e induzem o empreendedorismo. Trata-se da construção de um padrão sócio-político centrado no individualismo. Derrota nos séculos 19 e 20, esta visão sobreviveu pela mão dos adeptos da “escola austríaca” de economia sob a batuta de L. von Mises e F. Hayek – entre outros.

Otávio Augusto Cunha analisa, no site “A terra é redonda” a tese do “empreendedorismo” e suas origens nos estudos de von Mises e Hayek:

“A tal solução empreendedora é, portanto, aquela que ensina, desde cedo, o sujeito a se virar sozinho, não depender de ninguém, se alienar politicamente e construir sua própria história de fracasso ou de sucesso. O empreendedor é o modelo a ser seguido. O homem de negócios seria o exemplo de sujeito high-tech, ou seja, antenado às novas tendências mundiais. Ignora-se completamente a brutal desigualdade social em que estamos inseridos. Ao reafirmar equívocos como a ideia de meritocracia, a face real do empreendedorismo é muito mais problema do que solução para os tempos futuros.”

Leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Estreitamento Curricular, MEC sob Bolsonaro, Meritocracia, Pastor Milton no MEC, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s