Espírito Santo: formando professores em 5 semanas

Há algum tempo ronda o Brasil e a América Latina a tentação (e desastre) que assolou a educação americana com a Teach for America, agora no Brasil como Ensina Brasil. O Espírito Santo acaba de contratar esta empresa para formar professores em cinco semanas – em um curso de verão em Janeiro de 2018 – sendo que uma delas é à distância. O compromisso é de ficar no posto por dois anos.

EspiritoSanto

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Espírito Santo: formando professores em 5 semanas

  1. Mário Rocha disse:

    Acho que vou parar de ler seu blog… só tem desgraça sobre a educação… É utopia ter uma educação de qualidade em nosso país?

  2. Tiago disse:

    Todos/as professores/as deveriam ver o que este [des]governo de PH está fazendo com a Educação também. Saúde péssima, Segurança Pública sem rumo e Educação Pública vendida para empresas tem o capital como o.mais importante. O aprendizado de qualidade fica pra bem depois. Como podemos querer uma Educação Pública, Democrática, Emancipatória, Inclusiva com “professores” sendo formados em um curso de verão.

  3. Rita Layber disse:

    Absurdo! Quero ver voltar o Magistério no Ensino Médio

  4. Ju disse:

    Gente esse curso é mais precisamente uma formação continuada…pois é preciso ter curso de graduação em nível superior reconhecido pelo MEC.Não é qualquer pessoa com qualquer escolaridade q pode se inscrever no programa.

  5. panageo disse:

    Você está equivocado. Eu estou inscrito nesse programa. Ele exige que o candidato seja formando, repito, já no último ano da faculdade, e a ação funciona como um curso de aperfeiçoamento APÓS a conclusão da faculdade. Você se valeu da publicação generalizada do Diário apenas, mas não foi se informar no Programa. Erro crasso. Sua reportagem está errada.

    • Errado Panageo. Uma coisa é ser formado em bacharelado de química, física, etc. Outra em Licenciatura em química, física, etc. São cursos independentes. Para dar aulas, deveria ter formado em Licenciatura em Química. Se tivessem a licenciatura, não precisariam ir para a Ensina Brasil. Deve ser o seu caso. Pois poderiam dar aulas nas redes sem isso.
      Abraço
      Luiz

      • Ana disse:

        Exatamente, Prof. Freitas. Muito diferente ser graduado no bacharelado de ser graduado na licenciatura. Toda a preparação que um formando na grade da licenciatura teve, diversas disciplinas voltadas para a educação, didática, currículo, políticas educacionais, legislação, 2 anos de estágio, PIBID, etc, condensada em 5 semanas, não pode ser equivalente, não há como. Erro crasso é achar que não faz diferença. Estou na minha segunda graduação, agora numa licenciatura, e há muita diferença na formação, no que é exigido de nós, na licenciatura, em comparação ao que é cobrado dos colegas do bacharelado.

      • panageo disse:

        Não é meu caso, eu estou concluindo a licenciatura e comparto da ideia que a verdadeira formação no ensino está na sala de aula. Até meu desempenho é superior que meus colegas pois dou aulas desde o primeiro ano de faculdade. A parte pedagógica da faculdade é altamente teórica e filosófica, desprovida de atividade prática, com um estágio insuficiente, matérias utópicas e desconectadas com a realidade. Não sou fã da Fundação Lemann, mas essa iniciativa é muito boa, pois proporciona formação na prática e auxilia na diminuição do déficit de formação de professores, tanto qualitativa quanto quantitativamente.

  6. Vanessa Faria disse:

    Que horror! O MT também firmou parceria com essa tal de Ensina Brasil. Um desastre….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s