Uma das táticas para destruir o sistema público de educação é asfixiá-lo. Para isso inicia-se um processo de desfinanciamento das redes públicas e simultaneamente incentiva-se a criação de um mercado educacional com o repasse dos recursos antes destinados a fortalecer o ensino público, agora, destinados para criar mercado e fortalecer as redes privadas – sejam empresários, sejam escolas religiosas.
O governo federal editou MP e estabelece, no Programa Auxílio Brasil, os vouchers para a educação infantil. O governo não vai mais repassar recursos para as prefeituras destinados à educação infantil: um voucher vai pagar diretamente as creches privadas (sem ou com fins lucrativos e também as religiosas) da educação infantil.
Os neoliberais – adoradores de vouchers – querem com eles criar mercado educacional, pois confiam sempre que isso gera qualidade – mesmo que isso não ocorra de fato – é crença e não ciência. Os conservadores aprovam a ideia por outro motivo: eles esperam, com isso, acessar diretamente recursos públicos e fazer crescer o parque de escolas ligadas a entidades religiosas que em sua proposta ideológica tem a função de proteger os valores da “grande tradição”.
Na discussão do FUNDEB estas questões apareceram. Voltaram.
Leia aqui.
professor, boa noite!!Sou professor da rede publica de educação de Fortaleza, e estou escrevendo uma Dissertação de Mestrado. Meu Tema e Privatizações na educação. Minha linha de pesquisa e Privatizações das creches no municipio de Fortaleza. Gostaria de se for possivel, indicações de livros e artigos. De pronto ja agradeço.
sua leitura da atual conjuntura e muito pertinente e preocupante. Seu alerta comunga com as leituras que venho fazendo.
Ola. Neste blog você encontra uma página com indicações de bibliografia e outra página com as minhas publicações. Além de uma terceira com lives.
Atenciosamente
Luiz