Postado originalmente na Uol em 12/10/2011
Após visita a campeões do Pisa, educadora minimiza ranking
Presidente da Comunidade Educativa participou de documentário do Canal Futura e questiona comparação de resultados educacionais
Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 12/10/2011 07:00
Após visita a campeões do Pisa, educadora minimiza rankingPresidente da Comunidade Educativa participou de documentário do Canal Futura e questiona comparação de resultados educacionais. No final do ano passado, a Organização para Cooperação dos Países Desenvolvidos (OCDE) divulgou a quarta edição de seu Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, o Pisa. O Brasil melhorou pouco e continuou entre as 12 últimas posições no ranking de 65 países. Do outro lado do mundo, a cidade chinesa de Xangai e a Coréia do Sul figuraram entre os primeiros colocados ao lado da sempre exemplar Finlândia. Na América Latina, o primeiro lugar é do agora conturbado sistema educacional chileno. O que leva estes países a estas posições?
A presidente da Comunidade Educativa, Beatriz Cardoso, é uma das brasileiras que melhor pode responder a esta pergunta. Ela passou dez dias em cada um destes países para colaborar com a série especial “Destino: Educação”, que estreia na próxima segunda-feira no Canal Futura em parceria com o Sesi e vai ter também um capítulo sobre o Canadá e outro sobre o Brasil.
Continue lendo em: