Postado originalmente na Uol em 19/08/2011
Inep vai mudar divulgação do Enem por escola para evitar ranking
Rafael Targino
Em São Paulo 18/08/2011 – 20h14
A presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, disse nesta quinta-feira (18) que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola será divulgado de forma proporcional aos alunos participantes de cada unidade. Com isso, o órgão quer evitar o rankeamento das escolas. No entanto, Malvina não deu detalhes de como será a divulgação, prevista para setembro.
Já é alguma coisa, mas os principais problemas do ENEM estão ligados a outros aspectos: sua capacidade de dar conta de avaliar o conteúdo do ensino médio, ausência de divulgação de medidas de confiabilidade das provas, estreitamento curricular que gera no ensino médio, entre outros. A proteção dada agora às escolas precisa ser estendida aos alunos. Mais preocupante do que o rankeamento das escolas é o ranking que atinge os alunos, em provas cuja “saúde” ignoramos.
Há ainda o fato de que, mesmo que o INEP não produza o seu próprio rankeamento, a imprensa continuará a produzir suas próprias listas ordenadas se as bases de dados forem disponibilizadas a ela. Isso pode ser uma medida que apenas livre o MEC do desconforto e da responsabilidade pelo rankeamento, terceirizando a produção dos rankings.