Reynaldo Fernandes: nó em pingo d’água

Em um vídeo primoroso, assista Reynaldo Fernandes, o ex-Presidente do INEP que implantou o IDEB, defender as Escolas Charters. Um verdadeiro “no em pingo d’água” para justificar uma ideia falida.

Demorou, mas as posições vão se consolidando. Já à época da implantação do IDEB ele estava encantado com a No Child Left Behind americana. Agora, fica mais explícita a opção pela privatização da educação. Para ele, há quem considere as escolas charters uma forma de privatização, mas isso é uma questão secundária e ideológica. Acesse aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Reynaldo Fernandes: nó em pingo d’água

  1. Fernanda disse:

    Meu Deus que denúncia gravíssima, o Reynaldo Fernandes tem um posicionamento contrário ao interesse dos sindicatos de professores. Obrigado por nos alertar Luiz Carlos de Freitas, você realmente presta um grande serviço ao corporativismo e a um modelo de educação que por desconsiderar a aprendizagem do aluno apenas perpetua diferenças sociais.

    • Tu o dizes… Para mim, não é denúncia e sim explicitação de posições. Não vejo nada de mais em saber exatamente o que as pessoas pensam. Permite que se tenha o debate democrático sobre as variadas posições.
      Quanto à questão de que favorecemos um modelo de educação que por desconsiderar a aprendizagem do aluno apenas perpetua diferença sociais, você primeiro precisa convencer os sociólogos disso. Não há experiência histórica disponível pela qual se tenha eliminado as diferenças sociais pela educação. Usualmente, tem sido um engodo para aprofundar mais ainda a segregação escolar. Veja o Chile e os Estados Unidos.Isso não significa que a educação não conta, mas ela não tem esta força que você quer atribuir a ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s