Ocupações recebem solidariedade de movimentos

Durante a tarde dessa sexta-feira (20), militantes Sem Terra e do Levante Popular da Juventude, percorreram a cidade de São Paulo para doar 1000 litros de leite, 500 litros de suco de uva e 1000 caixas do achocolatado “Sem-Terrinha”, para os estudantes que, desde o último dia 9 de novembro, ocupam escolas da capital paulista em protesto contra a reestruturação proposta pelo governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

“Para  a direção do Movimento, é importante apoiar a organização social autônoma dos estudantes que, nesse momento, dão uma aula de  consciência e mobilização na luta pelo direito à educação, que é uma bandeira de toda sociedade. Nesse sentido, toda solidariedade é necessária.”

As entregas foram feitas  nas EE Martin Egídio Damy, Vila Brasilândia, EE Silvio Xavier Antunes, Piqueri, EE Castro Alves, Vila Mariza Mazzei, EE Pequeno Cotolengo de Dom Orione, Cotia, EE Raul Fonseca, Ipriranga e EE Presidente Salvador Allende Gossens, em Itaquera, Zona Leste.

Leia matéria completa aqui.

Também está chegando a solidariedade de outras organizações.

“À medida que as ocupações aumentam em todo o estado, os alunos começam a receber a solidariedade de várias partes do país e até mesmo do exterior. Portugal, Curdistão, Uberlândia (MG), Passo Fundo (RS) e Rio de Janeiro são algumas das localidades que enviaram apoio. Na página Não Fechem Minha Escola, no Facebook, os organizadores postam vídeos e fotos dos incentivadores.

Os vídeos postados têm milhares de acessos, como o enviado pelos alunos da Escola Estadual José Lopez Leite, do Rio de Janeiro, em que ressaltam que o bem “público” é de cada um e de todo mundo. Enumeram as perdas para a comunidade quando uma escola é fechada: “A gente perde história, relações, momentos, estrutura, amigos, amores, conhecimento, beijo na boca, o agora, o futuro, a chance de poder se deslocar”. Os alunos aproveitam e mandam um aviso: “Se fecharem a nossa escola, a gente ocupa”.”

Leia matéria completa aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Reorganização escolas em São Paulo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário