Número de alunos em sala conta?

Em tempos de declarações que consideram “normal” fechar turmas nas escolas, vale a pena examinar esta pesquisa:

“Estudo da professora Cristine Pinto, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP), aponta que uma redução média de 30% no tamanho da turma aumenta a proficiência dos alunos em 44% do que ele tipicamente aprenderia ao longo de um ano na escola. Os resultados são obtidos caso a redução seja aplicada em turmas com mais de 30 alunos para o caso do ensino fundamental.

O levantamento, feito com base em diversos estudos internacionais sobre o tema, aponta ainda que há benefícios a longo prazo: o aluno aprende mais não só no ano em que esteve na turma menor, mas também nos três anos seguintes. “Esta política de redução da turma parece beneficiar mais os alunos com maior dificuldade de aprendizado e vindos de famílias mais vulneráveis. Alguns estudos sugerem que tal política deveria focar escolas que atendam a alunos mais carentes, pois os impactos nelas tendem a ser maiores”, afirma o estudo.”

Veja matéria aqui.

Um resumo da literatura que reúne o impacto do tamanho de turma na aprendizagem dos estudantes também pode ser lido aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Reorganização escolas em São Paulo, Segregação/exclusão e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Número de alunos em sala conta?

  1. Alex de Oliveira Fernandes disse:

    parabéns pela atuação. tenho acompanhado seus textos e gostei muito do livro avaliação educacional: caminhando pela contramão. Como professor e com uma pequena experiencia na gestão pública e também pesquisador no campo de políticas de avaliação e currículo, considero sua concepção de educação muito pertinente. Abraço, Alex de O. Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s