Educação infantil na BNC: retrocesso à vista

Ao que tudo indica, a nova versão da base nacional comum vai criar as condições para escolarizar a educação infantil e desenvolver a indústria de testes nesta fase. É o que pode ser deduzido de entrevista dada por Manuel Palácios, Secretário de Educação Básica do MEC. Para ele, a educação infantil está entre as áreas que sofrerão mudança estrutural na próxima versão da Base Nacional Comum:

“Na educação infantil, a primeira versão não distinguia os objetivos. Já a nova deve contar com uma apresentação de objetivos para as crianças de diferentes faixas etárias.”

A não inclusão dos objetivos foi uma vitória dos educadores da educação infantil, preocupados com a antecipação da escolarização na educação infantil. É possível que, na nova versão, este ganho tenha sido eliminado. Uma vez fixados os objetivos por faixa etária, florescem a responsabilização verticalizada, a meritocracia e a indústria de testes.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação na Educação Infantil, Estreitamento Curricular, Mercadante no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Educação infantil na BNC: retrocesso à vista

  1. tmzanella disse:

    Onde fica as Diretrizes Curriculares após isso Professor? Um documento tão bacana e de longe o melhor que a Educação Infantil teve até hoje esta sendo esquecida no canto inclusive pelo proprio MEC

  2. Elizeth Cristina da Silva Ragazzo disse:

    Desconsideração do sujeito histórico. Será que o MEC quer mesmo educação de qualidade no Brasil? A política do neoliberalismo está aí, viva e forte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s