SP: lançamento de materiais sobre privatização

O zine “Privatização do Ensino”, pré-lançado em 21/9 pelo coletivo Escola sem Empresa, é o resultado de um esforço conjunto de pesquisa e sistematização das ações do governo de São Paulo e de empresas para privatizar o ensino público paulista.

O lançamento oficial do zine e do vídeo acontecerá no próximo sábado, 1/10, na Casa do Povo, no Bom Retiro – SP: Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, 2o. andar, Bom Retiro – próximo ao metrô Tiradentes).

A publicação revela, de forma didática, desde quando vem acontecendo as tratativas entre poder público paulista e empresas, de que forma elas se deram, quais suas bases históricas, seus atores, estratégias, discursos e como leis e programas educacionais foram usados para facilitar a ingerência de empresários – especialmente do setor financeiro – nas decisões sobre o ensino público. O zine também aponta as consequências daninhas de uma possível privatização da educação para estudantes, professores e para a sociedade.

Trinca da riqueza

Um dos principais achados divulgados no zine é o papel central do banco Itaú, da Natura e da consultoria McKinsey na elaboração de diagnósticos e soluções privadas para o ensino médio público. No mesmo dia da publicação do zine, foi divulgada uma reportagem sobre a participação do Itaú, da Natura e da McKinsey numa possível reestruturação da gestão da Universidade de São Paulo (USP). Coincidência? Não. A publicação “Privatização do Ensino” mostra que há um modo comum de atuação de governos e empresas que se repete quando o assunto é transferir serviços públicos para a iniciativa privada.

Vídeo e lançamento oficial

Um vídeo de 3:45min foi produzido pelo coletivo EntreLinhas com um resumo gráfico-narrativo sobre o processo de privatização do ensino no estado de São Paulo.

O lançamento oficial do zine e do vídeo acontecerá no próximo sábado, 1/10, na Casa do Povo, região central de São Paulo. Haverá a exibição do vídeo, roda de debate e distribuição gratuita do zine impresso. Os dois materiais já estão disponíveis para download, inclusive com uma versão do zine para impressão. Confira aqui; ou aqui.

SERVIÇO

Lançamento oficial do zine e vídeo “Privatização do Ensino”

Quando: 1/10, sábado

Horário: 15 às 17hs

Onde: Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, 2o. andar, Bom Retiro – próximo ao metrô Tiradentes).

Entrada gratuita

Mais informações na página do evento.

FICHA TÉCNICA

Pesquisa e texto: Danielle Maciel e Sabrina Duran

Projeto gráfico, diagramação e Ilustração: Luiza Poli Franco e Raquel Thomé

Colaboração: Escola sem Empresa

Vídeo: Coletivo EntreLinhas

Apoio: O zine e o vídeo foram realizados com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e de fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Licença: Creative Commons CC BY-NC-ND 2.0 BR

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Escolas Charters, Privatização, Vouchers e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s